VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Transporte
Avenida 22 de Maio terá interdição parcial no Centro para avanço das obras de revitalização
Por Transporte
Publicado em 15/01/2026
Nova fase das intervenções começa a partir de 19 de janeiro e exige atenção redobrada de motoristas e pedestres
A Prefeitura de Itaboraí em parceria com o Governo do Estado, dará início, a partir da próxima segunda-feira (19/01), a uma nova etapa das obras de revitalização, reurbanização e modernização da Avenida 22 de Maio, a principal via do município. Para a execução dos serviços, será necessária a interdição parcial de aproximadamente 2 quilômetros da via no sentido Sul, no trecho entre a Rua Dr. Macedo (altura da delegacia), no Centro, e no bairro Rio Várzea.
As intervenções fazem parte de um amplo projeto de transformação urbana e devem seguir até o fim do primeiro semestre de 2026, conforme o prazo contratual. Durante esse período, a Prefeitura reforça que haverá sinalização adequada e orientadores de trânsito ao longo de todo o percurso.
De acordo com o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, a obra representa um marco para o desenvolvimento urbano da cidade.
“Estamos promovendo uma transformação histórica na Avenida 22 de Maio. Sabemos que obras deste porte causam transtornos temporários, mas os benefícios serão permanentes, com mais segurança, mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida para a população. Pedimos a compreensão de todos, porque Itaboraí está avançando. Agradeço ao Governo do Estado por todo o cuidado com a nossa cidade”, destacou Marcelo Delaroli.
O deputado estadual Guilherme Delaroli também ressaltou a importância do investimento para a mobilidade urbana do município.
“A revitalização da Avenida 22 de Maio é fundamental para o crescimento ordenado de Itaboraí. É uma obra que valoriza o comércio, melhora o trânsito e garante mais dignidade para quem circula diariamente pela cidade. Seguimos trabalhando para trazer investimentos que transformem a vida das pessoas”, afirmou Guilherme Delaroli.
Durante esta fase, serão realizados diversos serviços de infraestrutura e urbanização, incluindo o Canteiro Central (Ciclovia); Calçadas, baias de ônibus e estacionamento público (pistas sul e norte); Pavimentação (pistas sul e norte); Urbanização da Praça Prefeito Roberto Pereira dos Santos.
O secretário de estado das Cidades, Douglas Ruas, destacou os benefícios das obras na principal via de Itaboraí.
O projeto de modernização da Avenida 22 de Maio, em Itaboraí, uma parceria do Governador Cláudio Castro com o prefeito Marcelo Delaroli, com apoio dos deputados Altineu Côrtes e Guilherme Delaroli, está transformando a infraestrutura da região, levando mais mobilidade, conforto e qualidade de vida aos moradores, permitindo que eles passem mais tempo com a família e tenham a oportunidade de praticar atividades físicas de forma gratuita em equipamentos de qualidade”, finalizou o secretário.
Confira os desvios e alterações no trânsito
O sentido Manilha (pista Sul) ficará totalmente interditado e os motoristas deverão seguir o seguinte trajeto de desvio:
-Rua Dr. Macedo (em mão única)
-Rua Desembargador Ferreira Pinto
-Rua Dr. Mesquita
-Rua Dr. Pedro Azeredo
-Retorno à Avenida 22 de Maio na altura da Igreja Nova Vida, no bairro Rio Várzea
Já os ônibus deverão seguir o mesmo trajeto até a altura da base do programa Segurança Presente, onde os coletivos seguirão pela Rua Dr. Antônio Sobrinho, acessando a Avenida 22 de Maio e atravessando o Lajão.
Vale destacar que no sentido Venda das Pedras o trânsito seguirá normalmente, sem alterações. A previsão inicial é que o desvio permaneça ativo por aproximadamente três meses, podendo sofrer ajustes conforme o andamento das obras.
A Prefeitura de Itaboraí orienta motoristas, pedestres e comerciantes a ficarem atentos à sinalização e às orientações dos agentes de trânsito, reforçando que todas as medidas estão sendo adotadas para minimizar os impactos durante as intervenções.
Secretaria Municipal de Comunicação
Noticias em Destaque