Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Mesmo lesionada, Íris é campeã do Aberto da Alemanha de taekwondo

Por Educação

Publicado em 24/04/2014

Em sua saga para se manter entre as seis primeiras no ranking mundial de taekwondo para garantir vaga direta às Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro, Íris Tang Sing, moradora de Porto das Caixas, ganhou a medalha de ouro no Aberto da Alemanha, disputado nos últimos dias 12 e 13 em Hamburgo.

Foto: Edmilson Domingos

Foto: Edmilson Domingos

“Só tenho a agradecer à Prefeitura de Itaboraí por estar me apoiando. Os torneios que venho disputando são fundamentais para que eu possa pontuar e manter meu nível técnico. A meta é terminar este ano já entre as três melhores do mundo” – disse Íris, que atualmente, com 64 pontos, é a titular da seleção brasileira e oitava colocada no ranking mundial na categoria feminina menor de 46 quilos.

Na competição, a lutadora encarou na primeira fase uma atleta da Bélgica. Em seguida, a egípcia 14ª no ranking. E, passando pela cipriota (10ª), venceu na final a espanhola (6ª), sendo, contando todas as categorias, a única brasileira a ganhar a medalha de ouro. Detalhe que Íris atuou desde a primeira luta com lesão no tornozelo direito.

A próxima competição será o Aberto da Grécia, a ser disputado nos dias 26 e 27 deste mês. Lá, a atleta vai tentar o terceiro título consecutivo, vide que também levantou o troféu principal no Aberto da República Dominicana, no início deste mês.

Projeto Íris

Buscando valorizar a atleta local, a Prefeitura de Itaboraí contratou o treinador de Íris, Diego Ribeiro, para dar aulas a crianças e adolescentes de Porto das Caixas, onde funciona a academia em que a lutadora treina. Atualmente já são atendidos cerca de 70 pessoas, de 6 a 17 anos.

“Não adianta investir apenas em mim. É fundamental treinar as novas gerações. Além de estarmos atentos a um eventual talento que possa surgir, há o objetivo maior, que é divulgar o esporte como forma de cidadania e inclusão social” – disse Íris.

E a academia, Diego Taekwondo Team, já dá resultados. Recentemente, na disputa do Rio Open, torneio a nível nacional, além de três medalhistas de bronze que treinam no local, Lucas Rodrigues, 16 anos, também morador de Porto das Caixas, levou dois ouros, se firmando como primeiro colocado no ranking estadual na categoria juvenil masculina menor de 55 quilos.

Compartilhe